Mostrar mensagens com a etiqueta Destralhar. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Destralhar. Mostrar todas as mensagens

sábado, 6 de maio de 2017

Desapegar é preciso

Desapegar é uma tarefa difícil, especialmente quando vivemos numa sociedade que valoriza o consumismo. Todos temos em casa, coisas antigas, duplicadas, que não usamos mais ou que nunca usamos, fruto de um impulso. Mas enquanto não nos livrarmos do que é velho, não abrimos espaço para o que é novo.

Façamos estas 6 perguntas e provavelmente vai ser mais fácil arrumar os armários lá de casa.
1. Eu usei isto nos últimos 12 meses?

Se tem qualquer coisa, que não foi usado nos últimos 12 meses, o mais certo é realmente não precisar daquilo. É claro que como tudo existem exepções: aquele serviço de louça que só usa em ocasiões especiais, um sobretudo que não usou porque nesse inverno não esteve tanto frio. Mas são excepções, a regra é usar a pergunta para guiar no processo de desapego. 

segunda-feira, 17 de abril de 2017

Gel duche hidratante caseiro

Nesta operação de destralhar a Zona 3, "encontrei" uma série de sabonetes novos. Cá por casa, só usamos gel de banho, por isso fui acumulando estes sabonetes que não usamos e não sabia o que lhes fazer. Ainda pensei colocá-los dentro das gavetas para dar cheiro, mas depois li que podem atrair traça e desisti 😔

Entretanto, o gel duche acabou e como estou de férias e sem vontade de ir ao supermercado, resolvi experimentar algo que já tinha visto no You Tube: Gel duche hidratante caseiro!

Tudo começa com um sabonete, eu escolhi este:


sábado, 15 de abril de 2017

Produtos de maquilhagem e cosméticos

Esta é uma tarefa de destralhe da zona 3, até porque estes produtos têm prazo de validade e é importantíssimo respeitar, sob pena de a nossa pele sofrer sérios danos.
É claro que os produtos não se estragam de um dia para o outro e que estando a chegar o fim do prazo de validade, que temos de deitar fora. Apenas nos diz que findo aquele prazo, o fabricante não garante mais os resultados e que devemos estar atentas a possíveis efeitos adversos. E quem tem pele sensível deve ter cuidados redobrados!

O prazo de validade médio dos principais artigos de maquilhagem e cosmética:

3 meses
Máscara, creme para a região dos olhos
6 meses
Base, cremes hidratantes para o rosto, demaquilhantes

8 meses
Correctivo

12 meses
Pó, sombra, gloss, batom, blush (creme), lápis (olho, sobrancelha, lábios), delineador, tónicos de rosto, filtro solar

24 meses
Blush (pó), pó bronzeador

Além disto, o bom senso tem de prevalecer. Se compramos um produto que apesar de dentro do prazo de validade, faz algum tipo de reacção ou não nos deixa confortável, é melhor descartar. Assim como aqueles produtos que, apesar do prazo já ter expirado continuam bons, desde que estejamos atentas, não vale a pena descartar.


O armazenamento destes itens, também é importante. Cuidado com a exposição à humidade, calor e luz. 

Não use maquilhagem de outras pessoas e não empreste os seus produtos também. 

Se possível compre embalagens menores, principalmente daqueles produtos que não usa tanto. 

Procure não ter produtos duplicados, mais vale ter um e usar até ao fim do que ter dois e descartar ainda novos.

quinta-feira, 13 de abril de 2017

Destralhar a Zona 3

Hoje vou começar a destralhar a Zona 3, para iniciar a limpeza na próxima semana. Comecei pelo WC:

  • Verificar os produtos de higiene, entre amostras e produtos repetidos ou que não usamos, acabamos por juntar um armário de clutter. Toca a eliminar e reorganizar;
  • Procurar na cabine do chuveiro, prateleiras, cabides, se houver. Esponjas velhas, escovas sem uso, toucas frouxas, pinças sem condições de uso, frascos vazios, prendedores de cabelos... etc.
  • Verificar as escovas, pentes e acessórios que usamos para pentear e prender os cabelos. Vamos avaliar cada peça e descartar o que está estragado e doar o que for novo, mas nunca será usado. Aproveitar para limpar cada um e guardar de forma organizada.
  • Maquilhagem e vernizes, tenho uns quantos secos e maquilhagem que não uso e que já tem muito tempo. Vamos descartar!

Não dá para organizar Clutter/Tralha!!!

sábado, 8 de abril de 2017

Reciclar 01

Nesta aventura de destralhar armários e gavetas, encontramos objectos que nem sabíamos que tínhamos guardado. Ao destralhar o aparador da entrada descobri uma daquelas latas que vem com o chocolate em pó, que nem sei porquê que guardei ali. Bem pus na caixa da reciclagem e vou fazer uma coisa destas para pôr no quarto do mais velho. Anda sempre com o rolo de papel higiénico para limpar o nariz e assim pelo menos está arrumado 😊 Fica a dica...

Zona 1 - TERMINADA

Conclui a limpeza da zona 1 😊 fiquei com a cozinha limpa de uma ponta à outra. Esta zona não foi difícil, pois não necessitei de a destralhar e fui fazendo quando podia. Uns dias 15m outros mais um pouco. Conforme a minha disponibilidade. 


Entretanto fui destralhando a zona 2 (Entrada/Sala de estar/Sala de Jantar/Hall dos quartos), para segunda-feira começar a limpeza desta zona.


quarta-feira, 5 de abril de 2017

Programa para hoje...


Comecei a destralhar o sótão.  Não dá para organizar tralha e é bem verdade. Hoje resolvi dedicar 1h ao sótão.  Bem sei que o método flylady não diz isso, mas eu não o sigo à risca, adapto às minhas necessidades. 

Esta é a zona da casa que mais tem para destralhar, é o sitio onde ponho os brinquedos com que já não se brinca, roupas e outras coisas. Mas acabo sempre juntar coisas que poderiam ser doadas, recicladas ou até deitadas fora, por isso aos poucos vou dando a volta. 

Consegui organizar as roupas de casa (Toalhas, lençóis, capas de adredons, almofadas) e ainda dei uma primeira volta à roupa de inverno 😊

terça-feira, 4 de abril de 2017

Babysteps 06

Hoje vamos aprender: a destralhar ou Declutter


COMO DESTRALHAR:

15 minutos por dia sempre na mesma área da casa até terminar, só depois passar para outra área. 

QUANDO DESTRALHAR:

15 minutos por dia, quando começares vai ser compulsivo, faz apenas o tempo estipulado e nada mais.

EQUIPAMENTO PARA DESTRALHAR:

Sacos do lixo  ou caixas


(Destralhar um compartimento de cada vez, um armário...uma gaveta... o objetivo é destralhar e não criar mais caos).

Quando começar uma divisão, essa mesma deve ser começada pelo sentido dos ponteiros do relógio e só se passa para outro lado quando o que estás a destralhar esteja completamente destralhado.


O QUE DESTRALHAR?

Limpa cada área de tudo o que não te faz falta, não precisas e não gostas

Quando termina o tempo esvazia-se os sacos para os seus devidos lugares.

sábado, 1 de abril de 2017

Dividir a casa por zonas

No método Flylady a casa divide-se por 5 zonas e em cada semana do mês ocupamos-nos de uma delas, limpando tudo detalhadamente. Como dispomos de uma semana para limpar cada zona, é possível fazê-lo de forma mais tranquila, tendo cuidado com os pormenores e com menos cansaço. Desta forma, tudo na casa é limpo de forma detalhada, ao contrário de quando o fazemos num único dia de limpeza geral, em que muitas vezes limpamos por onde passa a procissão. As zonas do método Flylady são:
  • Zona 1: entrada / varanda / sala de jantar
  • Zona 2: cozinha
  • Zona 3: banheiro / quarto extra
  • Zona 4: quarto principal
  • Zona 5: sala de estar

Depois de analisar as zonas utilizadas no método, resolvi dividir a minha casa também em 5 zonas, mas adaptando ao tamanho das divisões da minha casa. Por isso, não irei ter os mesmos compartimentos que o método Flylady original. Penso que o mais importante é mesmo isso, adaptar o método à realidade de cada um.
  • Zona 1: Cozinha
  • Zona 2: Entrada/Sala de estar/Sala de Jantar/Hall dos quartos
  • Zona 3: Quarto casal/WC
  • Zona 4: Quarto crianças (2)/ WC comum
  • Zona 5: Biblioteca/Sótão/Escritório
Uma das coisas que a Flylady diz e com razão é que não dá para organizar tralha, por isso só quando cada uma das zonas estiver livre de tralha é que irei começar a limpeza detalhada.

Sei que tenho zonas da casa onde destralhar (Declutter) irá demorar mais tempo e organizei as zonas da minha casa em função do grau de tralha. Sendo que a zona 1 é a que menos tralha tem e a zona 5 é a desgraça da casa. Mas afinal as tralhas não apareceram do dia para a noite e não será do dia para a noite que me irei livrar dela.


quarta-feira, 29 de março de 2017

Babysteps 01

Hoje tudo o que tenho de fazer é: Pôr a pia da cozinha a brilhar!

Oh! A sério!? Pensei quando li o 1º Babystep

Posso dizer que considerava que a minha pia estava limpa. Pois enganei-me, a pia é o centro da cozinha e nem sempre cuidamos dela adequadamente. 

Mas porquê começar pela pia? Bem, muito provavelmente estarão a pensar em muitas outras coisas que acham mais urgentes. Mas a cozinha é a 'Alma da Casa' e se começarmos a pôr a Cozinha em ordem pela Pia, o resto da casa lá irá ficar também.


Lave ou coloque toda a louça que estiver na pia na maquina de lavar a louça e a deixe completamente vazia. Depois comece:
  • Coloque água quente com um pouco de detergente desengordurante e deixe por um tempo. Esvazie e esfregue bem a sua pia;
  • Use uma escova de dentes para limpar as bordas, em volta do ralo e torneira;
  • Enxague bem e seque.
Parece básico, mas garanto que vão descobrir que a pia tem cantinhos que necessitavam de uma atenção cuidada 😁 Até porque existem estudos que indicam que a pia da cozinha, tem mais germes e bactérias que a casa de banho.

Pronto o 1º Babystep está concluído!

Não necessitamos de fazer esta limpeza profunda diariamente, mas sim devemos manter a pia limpa e destralhada. A cozinha brilha com ela 😊 e nós também!

terça-feira, 28 de março de 2017

Vamos começar!

A primeira coisa é querer mudar...

Você provavelmente chegou aqui, porque está à procura de ajuda para organizar a sua casa/vida ou como eu porque está cansada de se sentir sem tempo. Seja qual for o motivo, garanto que vamos aprender juntas. Um passo de cada vez ou usando a expressão do método Flylady, Babysteps ou passinhos de bebé. 

Cada casa é um caso, cada uma de nós é única e o que resulta para mim, pode não resultar com outra pessoa. São dicas, orientações, troca de ideias, cada uma deve fazer a análise das suas necessidades.

Depois de estudar as orientações do método, cheguei por exemplo à conclusão que as minhas rotinas não podem ter os horários que são aconselhados pelo método. Trabalho por turnos e como tal tenho mesmo que fazer as coisas em horas diferentes das demais pessoas. O que não quer dizer que o método vai ser difícil de aplicar, antes pelo contrário, acho que até me vai poupar tempo 😏 

Uma coisa já percebi, não devemos tentar fazer tudo de uma vez, usamos os Babysteps, vamos adaptando o que melhor se adequa a nós. O mais importante é destralhar (Declutter), e temos tanta tralha em casa e nem nos apercebemos 😀 e não dá para organizar tralha.


Chegando aqui estamos prontas para começar... com Babysteps!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...