sábado, 6 de maio de 2017

Desapegar é preciso

Desapegar é uma tarefa difícil, especialmente quando vivemos numa sociedade que valoriza o consumismo. Todos temos em casa, coisas antigas, duplicadas, que não usamos mais ou que nunca usamos, fruto de um impulso. Mas enquanto não nos livrarmos do que é velho, não abrimos espaço para o que é novo.

Façamos estas 6 perguntas e provavelmente vai ser mais fácil arrumar os armários lá de casa.
1. Eu usei isto nos últimos 12 meses?

Se tem qualquer coisa, que não foi usado nos últimos 12 meses, o mais certo é realmente não precisar daquilo. É claro que como tudo existem exepções: aquele serviço de louça que só usa em ocasiões especiais, um sobretudo que não usou porque nesse inverno não esteve tanto frio. Mas são excepções, a regra é usar a pergunta para guiar no processo de desapego. 


2. Eu compraria isto hoje?



Seja sincero, se visse essa peça que ocupa espaço lá no armário e que você não usa. Compraria se fosse hoje? Desapegue do que não deveria fazer parte da sua vida.

3. Vou jogar dinheiro fora?



Você já gastou o dinheiro, mas cada vez que pensa em desfazer-se, pensa no dinheiro que gastou e chega a culpa. Pois também já me aconteceu...

Mas hoje em dia podemos:

- vender, nunca se recebe o que se pagou, mas a culpa já não é tão grande.

- doar, se não usamos, ou não serve, porque não fazer alguém feliz? 

Há pouco tempo, levei um saco cheio de jogos para a pediatria do hospital da minha zona. Garanto-vos que aqueles meninos ficara certamente muito felizes e darão muito mais uso a jogos que já ninguém usava e que só estavam acumular pó.


4. Tenho itens semelhantes?

Livre-se do repetido e abra espaço para o inédito!


5. Tenho um plano realista para usar isto?

Sabe aquela roupa que vai ficando na esperança de um dia nos servir? Esqueça!
Seja realista e use o que tem!



6. Na minha casa tem espaço?

Um lugar para tudo, e tudo no seu lugar. Tem lugar para tudo o que tem e para o que quer comprar. Avalie os seus espaços e adapte à sua realidade.


Que tal começar hoje... só custa ao início, posso garantir. Depois até nos sentimos mais leves. 


"Nunca é cedo, nem tarde demais, para fazer da sua casa um lugar melhor. Desocupe!"

1 comentário:

  1. Boa tarde
    Ótima postagem, sempre estou fazendo uma limpeza no meu guarda-roupa para doações, acho muito importante doar. Abraço.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...